imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos

18 October 2009

O Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos foi marcado em Portugal pela apresentação de um balanço do fenómeno no nosso País.
A informação trabalhada pelo Observatório sobre o Tráfico de Seres Humanos foi hoje apresentada, no Porto, para assinalar o Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos.

Foram sinalizadas em Portugal 231 vítimas.Três em cada quatro vítimas de tráfico são mulheres. Em geral, brasileira, solteira, com 30 anos e que está ilegal.Sem documentos, ameaçada e vigiada por portugueses. É o perfil da vítima para fins de exploração sexual. Os restantes 25%  são homens, mais velhos e que são recrutados para fins laborais ou para praticarem crimes (sobretudo furto).

Entre as 231 situações com sendo de tráfico de seres humanos, 46 registaram-se nos primeiros seis meses deste ano. E, embora só tenham confirmado 18% (decorrem as investigação), são todos relevantes para a compreensão do fenómeno.

Pode aceder-se à documentação sobre o evento organizado pela Comissão e pelo Conselho, em Bruxelas, no sítio da Comissão.

O registo integral  em video das intervenções produzidas na Conferência europeia está disponível no sítio da Europe by Satellite.

Sobre a situação e o quadro legal português, pode ler-se com proveito o dossier publicado na Legispédia/SEF

how to transfer prescriptions