imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

VÊM AÍ AS CHAMADAS DE EMERGÊNCIA eCALL

21 August 2009

EStá a fazer o seu caminho nas instituições comunitárias a iniciativa eCall.A Comissão, em comunicação hoje difundida, sintetiza os objectivos, resultados e orientações a adoptar.

“Calcula-se que o serviço pan-europeu de chamadas de emergência a partir do veículo, eCall, possa evitar 2500 mortes anuais na UE-27 quando plenamente implantado, tornar menos graves as consequências dos ferimentos, proporcionar à sociedade economias significativas nos cuidados de saúde e noutros custos e diminuir o sofrimento humano .
Para ajudar a implantar o serviço pan-europeu eCall, cuja operacionalidade total estava inicialmente prevista para 2009, a Comissão tomou já diversas medidas. Apoiou um grupo de trabalho onde estavam representadas todas as partes interessadas, que estabeleceu a definição de um serviço eCall interoperável que funcionará através das transfronteiras entre os diversos Estados-Membros, e convidou todas as partes interessadas, incluindo os Estados-Membros e a indústria, a assinarem um memorando de entendimento (ME) em que se comprometem a trabalhar em conjunto para a implantação do eCall. A Comissão adoptou ainda duas comunicações que definem um plano de execução e recomendam a adopção de medidas pelas partes interessadas . Por outro lado, a Comissão adoptou em Dezembro de 2008 o Plano de Acção para os Sistemas de Transporte Inteligentes (STI) , entre cujas acções está previsto o apoio à implantação do eCall, e, em simultâneo, uma proposta de Directiva STI , que prevê um instrumento jurídico (ou seja, um comité de regulamentação) para impor medidas aos Estados-Membros, nomeadamente com vista à «introdução harmonizada do serviço pan-europeu eCall».
O texto integral em português pode obter-se a partir daqui.

how to transfer prescriptions