NASCEU O PORTAL DA SEGURANÇA!
29 July 2009Valeu a pena o esforço feito para poder concluir antes do fim do mês de Julho os trabalhos de preparação do PORTAL DA SEGURANÇA.
A sessão de lançamento público foi, aliás, uma boa expressão dos laços que o trabalho colectivo cria entre as equipas responsáveis por projectos como este.Tivemos momentos horríveis, surpresas desagradáveis,dificuldades esperáveis e outras chocantes – mas superámos quase tudo e ninguém esquecerá como foi possível ganhar a batalha.
Poupo-vos a repetição, agora em formato post , de tudo o que disse no arranque da sessão (está disponível em vídeo e basta clicar para ver isso e tudo o mais!).
O “Portal da Segurança” vai ser um marco inovador, porque consegue agregar criativamente, usando os meios disponíveis na era da Web 2.0, informação sobre segurança, em termos que os cidadãos podem sentir imediatamente como úteis, pela clareza, riqueza de informação e bom aconselhamento, num domínio sensível em que todas essas coisas podem ser a diferença entre a segurança e o seu contrário.
O “Portal da Segurança” apresenta conteúdos próprios utilizando as mais recentes ferramentas ( multimédia e outras) e tem em conta todas as faixas etárias, incluindo os idosos e as crianças (às quais é dedicado um espaço próprio, bem imaginativo e lúdico-pedagógico).Mas não deixa de tirar partido de serviços avançados já criados (vg. o serviço online de queixas electrónicas e o serviço de “perdidos e achados”)
O sistema que ficou hoje online é apenas um bom começo, mas a experiência adquirida na produção de conteúdos vai permitir ampliar depressa o património informativo agora disponibilizado.Julgo, também, que o modelo de gestão criado e os resultados que produziu influenciarão positivamente a qualidade e quantidade de informação dos sites institucionais da GNR, PSP e SEF.
No futuro, o “Portal da Segurança” abrangerá informação produzida por entidades policiais tuteladas por outros Ministérios (como prevê o SIMPLEX09) e tirará partido das redes de nova geração em fibra óptica. Está previsto que apresente, no seu desenvolvimento, entre outras novidades, um Centro de Contacto apto a receber videochamadas, propiciando aos cidadãos novas formas de dialogar com a sua polícia, bem como de apresentar questões e pedir conselhos com imagem ao vivo. O policiamento de proximidade contará, assim, com novas e poderosas ferramentas de combate contra o crime.
Quanto à área da protecção civil, ganhou mais um instrumento de divulgação de importantes materiais informativos, muitos deles “recriados” para inclusão no Portal.
Deixo aqui o registo integral da sessão: