imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

RECENSEAMENTO:CENAS TRISTES, COMBATE JUSTO

11 July 2009

Vale a pena analisar a  forma como os media relataram o debate em curso sobre o estado do recenseamento eleitoral. Deixo essa tarefa para peritos,mas emito uma opinião: em matérias de complexidade técnica elevada há especial obrigação de rigor por parte dos órgãos com responsabilidades na fiscalização e gestão de sistemas de informação sensíveis.Mesmo quando existe esse rigor, a sede de manchetes sangrentas pode levar a tresleituras de elevada insanidade, que seriam tratadas com gargalhadas de desprezo em países cuja cultura digital seja elevada.

É o caso da aberração  que encheu a primeira página do DN de hoje, imputando à CNPD afirmações que não fez para logo acusar  de ilegalidades (gravíssimas, sinistras, dignas de uma investigação do Patilhas & Ventoinha) o Governo e uma empresa privada prestigiada.

A tese subjacente à manchete é de tal forma grotesca (o Estado não deveria encomendar a empresas privadas aplicações informáticas avançadas, e em caso de tal ocorrer as adjudicatárias não deveriam ter acesso às aplicações que constroem) que levaria a abortar o Plano Tecnológico . O Estado teria de contratar no mercado centenas de peritos, funcionalizá-los pelo preço necessário para competir com as empresas privadas nacionais e estrangeiros e pô-los a produzir aplicações públicas. Esta visão “albanesa” já não se lia em Portugal desde os comícios da velha UDP (os anteriores à queda de Henver Hoxa). Foi escrita com arrogância ignorante e total má fé depois de o autor ser informado por mim, com verdade e detalhe, sobre a relação contratual Estado/CSW, o que diz tudo sobre quem assim procede.

Gastei parte do dia a explicar o que consta extensamente dos documentos que o MAI divulgou no dia 1 e Julho e 8 de Julho, porque sendo legítimo que os cidadãos tudo possam saber e  possam confrontar opiniões, há nestas ocasiões quem se empenhe em espalhar a confusão e verter nos media material inquinado, sem nenhum respeito pelo trabalho de equipas decentes que deram o seu melhor para acabar com a situação que primava quando o PSD foi Governo. Sobre a conferência de imprensa deste, está tudo dito na declaração que fiz e teve bom eco.

Alguns rastos desse esforço de esclarecimento: TSF, RTP , RR, Sol, RDP

Sobre a repercussão da  manchete do DN: RTP,

Os temas em causa foram abordados na conferência de imprensa matinal que dei no Salão Nobre do MAI, tendo a tentativa de enlamear o bom trabalho dos adjudicatários do projecto SIGRE sido comentada por mim no final da declaração, em resposta a uma pergunta jornalística.

how to transfer prescriptions