imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

INOVAÇÕES NA INFORMAÇÃO ELEITORAL

22 May 2009

A Direcção-Geral de Administração Interna do MAI tem inovado no recurso aos meios de divulgação das novas regras do recenseamento eleitoral. Essas campanhas somam-se às feitas por outras entidades, mas têm valor acrescentado e percorrem alguns  caminhos novos.

eleicoes1

Por um lado, foram feitos dois spots para TV e Internet (um dirigido a portadores de cartão de cidadão, um outro direccionado para os jovens eleitores, agora recenseados automaticamente e que poderão votar quando perfizerem 18 anos).

Até ao momento os spots foram transmitidos na RTP 1 e na RTP 2 em horários da manhã e da noite. A programação será estendida na rede da ZON TV, em alguns dos canais daquela Rede (SICN, Mulher, MOV, SIC Radical).

Os anúncios serão ainda inseridos no portal do SAPO, juntamente com “banners” divulgadoras da forma de localizar o número de eleitor e a freguesia onde se deve votar.

A campanha alargar-se-á nestas semanas a vários outros suportes nas estações e composições do metro, nos autocarros da carris, em comboios da CP e nas estações a cargo da  Refer.

Os anúncios têm cerca de “20” segundos e destinam-se a incentivar os cidadãos a verificarem o seu local de recenseamento.

Foram ainda desenvolvidas outras acções inovadoras como é o caso da Animação de Rua nos dias 21 e 22 de Maio em Lisboa (Largo Camões e Chiado), entre as 12 h e as 14h e entre as 17h e 19h. Esta animação conta com a colaboração da Associação Lanterna Mágica.    No Porto a animação decorre no dia 23 (Sábado)   na Rua de Santa Catarina, entre as 15h e as 17 h.

Em parceria com a empresa CRH, está a ser criado um centro de atendimento telefónico de eleitores, o primeiro da história eleitoral portuguesa, que operará o número 808206206 (em funcionamento a partir de 1 de Junho).

Ver notícia em http://www.mai.gov.pt/actualidades_d.asp?id=854

Estão em curso várias acções de divulgação destinadas à juventude, em conjunto com o IPJ, no âmbito da iniciativa “ Votar é fácil” e que visa apelar ao voto dos jovens, tendo sido criado o Micro site “Votar é Fácil”, alojado no Portal da Juventude e disponibilizada, através da Linha da

Juventude (707203030) informações/esclarecimentos aos Jovens sobre o novo sistema de Recenseamento Eleitoral.

Dado que foi possível conseguir a colaboração das várias entidades envolvidas os dois spots envolveram um investimento aproximado de 25.000 euros, incluindo a concepção.

O foco desta campanha é os eleitores jovens, agora já recenseados automaticamente e que portanto já podem votar e todos aqueles que, ao ter obtido o cartão do cidadão, ficaram automaticamente recenseados na freguesia da morada que indicaram no cartão.

A aposta é conseguir que estes eleitores saibam onde votam, para o que são disponibilizadas várias formas para fazer essa consulta:

-www.recenseamento.mai.gov.pt

-envie SMS grátis para 3838 escrevendo RE espaço Nº BI espaço AAAAMMDD

-telefone para 808206206 (em funcionamento a partir de 1 de Junho)

-na sua junta de freguesia.

how to transfer prescriptions