imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

Relatório das Nações Unidas sobre tráfico de seres humanos

16 February 2009

relatorio-onu-trafico

Acaba de sair o Relatório das Nações Unidas, de Fevereiro de 2009, sobre o tráfico de seres humanos (Global Report on Trafficking in Persons).

É um documento de grande valor para o conhecimento e estudo deste tipo de crimes, com dados à escala internacional e que é possível consultar aqui.

Se há crimes em que a face mais odiosa do ser humano se revela, o tráfico de seres humanos é sem dúvida um deles. E dos mais repulsivos. Este Relatório dá-nos a dimensão e a diversidade do horror, da sua  prática em todo o mundo e do combate que é necessário contra ele travar.

nova-imagem-16

 Sobre o tema debruçou-se o 1º Congresso Nacional sobre Tráfico de Seres Humanos, organizado pelo Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais que decorreu nas instalações do Instituto em Loures, no passado dia 12, com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, cuja intervenção,  pode ser lida aqui. Nela se apresenta o caso de tráfico de uma jovem de 14 anos, paradigmático da nova forma de bem  lidar e bem resolver casos destes em Portugal.

how to transfer prescriptions