imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

RAPID é tecnologia inovadora portuguesa

20 May 2008

Na inauguração do RAPID ontem, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (ver post abaixo) “O director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, sublinhou que o Sistema RAPID, já em funcionamento nos Aeroportos de Faro, Lisboa e Funchal, é o «primeiro do mundo que não necessita de intervenção humana».

«Este sistema é mais seguro, mais cómodo, mais célere e mais económico e permitirá reduzir os custos em recursos humanos, ficando apenas dois inspectores do SEF para cada cinco entradas, agilizando o processo de controlo, já que cada pessoa será controlada em menos de 20 segundos», afirmou o director do SEF.

O utilizador coloca o Passaporte Electrónico Português (PEP) no leitor, de seguida avança para um compartimento onde é feita a sua avaliação biométrica (reconhecimento facial e de estrutura física), caso seja aprovado pode entrar.

Se for detectada alguma ilegalidade, é alertado um inspector do SEF, que se desloca pessoalmente ao local.”[Link]

__________________________________

 

Interessados na tecnologia pioneira portuguesa do RAPID estão a Alemanha, a República Checa, a Suíça, a  Finlândia e o Reino Unido.

Em Portugal a seguir aos aeroportos vão receber este sistema os portos, começando pelos de Lisboa e Funchal (Madeira), até completar todas as fronteiras externas de Portugal.

______________________

 

Mas em que consiste o RAPID?:

O Sistema RAPID – Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente – é um equipamento electrónico que realiza de forma automática e sem intervenção humana os procedimentos de Controlo de Fronteira.
O sistema RAPID, concebido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)… configura hoje o primeiro sistema do mundo que permite o controlo automatizado de passageiros munidos apenas com o seu passaporte electrónico. Este sistema integra as funções de leitura e controlo dos passaportes electrónicos com uma inovadora unidade de validação e verificação de dados biográficos, numa primeira fase e de dados biométricos, numa segunda fase. Em cada uma das fase há um que controlo directo sobre o automatismo de abertura das portas, reduzindo o processo de passagem de fronteira para uma duração média inferior a 20 segundos, garantindo um significativo aumento no fluxo dos passageiros ao nível do controlo de fronteira. …

O sistema RAPID proporcionou uma melhoria na gestão das fronteiras, ao inovar de forma significativa com a criação de um sistema que tira partido da existência de dados biométricos, nos novos passaportes electrónicos, possibilitando um forte aumento da eficiência e segurança dos meios no controlo de fronteira e, em simultâneo, agilizando significativamente o controlo de fronteira para passageiros munidos com este tipo de passaporte. [link]

how to transfer prescriptions