imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

Transporte de Explosivos com mais segurança

9 May 2008

 Um novo passo na concretização do plano tecnológico em curso no MAI foi dado com a publicação no DR do despacho 12687/2008 pelo ministro Rui Pereira que se traduzirá na criação de um sistema inovador de segurança e gestão do transporte de explosivos. Novas e redobradas condições de segurança serão oferecidas por este sistema que torna possível o seguimento dos veículos de transporte de explosivos, o seu controlo e monitorização remotos.

Este sistema é o resultado da cooperação estratégica entre os ministérios da Administração Interna e da Economia e da Inovação, as forças de segurança e as associações representativas do sector dos explosivos e da pirotecnia. 
“A implementação futura de sistemas integrados de gestão do transporte de explosivos permitirá assegurar que o transporte terrestre de explosivos seja menos oneroso para as empresas, com ganhos em eficiência e segurança, daí advindo vantagens assinaláveis para os operadores e para as forças de segurança. Este é um dos pontos que faz parte das prioridades da União Europeia e tem vindo a ser aprofundado em conferências como a que foi realizada durante a presidência portuguesa da União Europeia em Julho de 2007.

“Encontradas que foram as parcerias certas, afigura-se determinante avaliar a utilidade, pertinência e adequação da solução apresentada, de forma a analisar a sua viabilidade futura.

O recurso a avançadas tecnologias de geolocalização, bem como a outras componentes de sistemas de informação, revelam-se um instrumento potenciador do reforço da segurança no transporte destes produtos.”

 Com as novas medidas eliminar-se-á a necessidade de escoltas aos veículos de transporte de produtos explosivos pois este sistema assegura a sua monitorização permanente e o accionamento de alarmes, possibilitando uma intervenção rápida, eficaz e adequada das forças de segurança.

 As novas medidas são o resultado do estudo do Grupo de Trabalho criado em 3 de Outubro passado e beneficiarão das conclusões de um projecto-piloto que não excederá os seis meses após o que a Direcção Nacional da PSP elaborará e apresentará, no prazo de 30 dias, um relatório detalhado acerca da adequação, eficiência e aplicabilidade geral do sistema, a ser avaliado pelo Grupo de Trabalho.”

“Serão criadas condições para o planeamento e a execução de acções de modernização e simplificação nos processos relativos ao licenciamento e outros procedimentos, medidas previstas no SIMPLEX e no Plano Tecnológico do MAI, estando em curso vários projectos que abarcam estes objectivos.

how to transfer prescriptions