imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

Imigrantes ilegais no Algarve: uma resposta eficaz e coordenada

18 December 2007

A actuação eficaz e eficiente das autoridades em relação aos imigrantes ilegais oriundos do Norte de África detectados ao Algarve, evidencia uma capacidade de resposta organizada  e pronta a incidentes desta natureza. Tratou-se de uma resposta exemplar a um tipo de situação que , pela primeira vez, ocorreu na costa portuguesa.  Nesta operação, desde a detecção dos ilegais, passando pelo tratamento médico  e humanitário, à aplicação firme dos procedimentos  legais,  tudo decorreu de forma correcta e articulada, não tendo sido necessário activar qualquer  Plano de Emergência.

Este o primeiro caso de chegada de uma embarcação de imigrantes ilegais à costa portuguesa fruto de uma deriva de quatro dias. Com efeito, segundo se apurou, estes imigrantes ilegais embarcaram no Norte de África com destino a Espanha numa embarcação de madeira com oito metros de comprimento e um motor de vinte e seis cavalos. O mau tempo e problemas mecânicos  empurraram o barco para junto da Ilha da Culatra.

Independentemente de se tratar de uma situação fortuita, este caso permitiu avaliar positivamente o grau de preparação das diferentes entidades para lidar de forma coordenada  com problemas  desta natureza. Foi possível constatar, na prática,  o bom funcionamento  dos mecanismos de coordenação liderado pela Governadora Civil, entre o SEF, o INEM, a Polícia Marítima, a Protecção Civil, a Brigada Fiscal, e as autoridades judiciárias.

Outro aspecto que  importa relevar é que a existência deste caso não autoriza  que se tirem conclusões sobre  tendências ou fenómeno de  imigração ilegal deste tipo para o nosso País, ao mesmo tempo que  permite  aferir do nosso grau de preparação para os poder combater e dissuadir.

Ver notícias

DN : 23 Africanos falham Cádis e chegam a Olhão

Público : Imigrantes clandestinos apanhados no Algarve são hoje  levados a Tribunal

Correio da Manhã: Vinte três imigrantes detidos na ilha da Culatra

JN: Barco com 23 imigrantes chega à ilha da Culatra

Portugal Diário: Algarve: 23 imigrantes ilegais detidos

how to transfer prescriptions