imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

PRADO: para a segurança dos documentos de identidade e de viagem

7 December 2007

prado2.jpg

prado1.jpgPRADO ( Public Register of Authentic Identity and Travel Documents Online – Registo Público em Linha de Documentos Autênticos  de Identidade e de Viagem) é um site multilingue de divulgação ao público de informações sobre as características de segurança dos documentos autênticos de identidade e de viagem. Gerido pelo Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia (SGC) – Direcção-Geral da Justiça e Assuntos Internos (DG H), o PRADO destina-se ao público em geral, incluindo organizações governamentais e não governamentais, como empregadores, serviços postais,  bancos, instituições de crédito, empresas de segurança e vigilância, agências de aluguer de veículos, transportadoras e outras entidades. Trata-se de um excelente guião informático  sobre as características de segurança dos documentos de identidade e de viagem, que permite  destrinçar o verdadeiro do falso através da identificação dos padrões de segurança  fundamentais.

As informações  contidas neste site foram seleccionadas e fornecidas pelos Estados-Membros da União Europeia, pela Islândia e pela Noruega e constitui um execelente exemplo de cooperação e interacção participativa entre estados e com os cidadãos à escala internacional visando combater  a falsificação de identidades, uma questão de segurança que que a todos respeita. Trata-se de boas práticas de partilha e difusão de informação útil, que podem e devem estender-se a outras áreas, utilizando as ferramentas WEB 2.0.

PRADO, traduzido em 22 línguas, fornece informação importante  através de uma navegação fácil e intuitiva, além de  proporcionar uma série de conselhos sobre segurança documental, alertando para os perigos do roubo de identidade.  O site dispõe de uma  base de dados com imagens de documentos de viagem e de outros documentos de identidade autênticos, de vistos, carimbos e selos dos Estados-Membros da União Europeia, bem como de alguns países terceiros. Só são descritos os elementos de segurança considerados mais importantes. Os documentos de identidade contêm muitos elementos de segurança sendo apenas alguns descritos nesta base de dados.

 A título de exemplo,  aqui deixamos um dos conselhos  PRADO:”Ao examinar um documento, é importante começar por verificar os elementos de segurança que contém. Alguns dos elementos de segurança mais importantes dos documentos, como as marcas de água, os filetes de segurança, a integridade da página e da fotografia, a impressão em talhe-doce (guilochés/motivos de linhas finas) e as marcas opticamente variáveis podem ser verificados, se souber qual deve ser o seu aspecto: “Ao controlar os elementos de segurança de documentos: TOQUE, OLHE, INCLINE! “.

JM

how to transfer prescriptions