imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

NOVIDADES DO CONSELHO JAI

19 September 2007

A reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos da União Europeia trouxe um apreciável conjunto de novidades.

Muito do conteúdo dos debates, pela sua própria natureza,não é objecto de descrição pública. O princípio da transparência não deixa, contudo, de ser assegurado, através da divulgação prévia da agenda e mesmo do enquadramento dos temas discutidos (cfr. sítio da Presidência Portuguesa). Por outro lado, certos documentos levados ao Conselho são integralmente divulgados (foi esse o caso, no dia 18 de Setembro, do “Terceiro Relatório da Comissão sobre as relações com países terceiros em matéria de isenção de vistos”, que foi debatido na reunião e publicitado – vide texto).

Por fim, o facto de o Conselho já utilizar a transmissao via internet das conferências de imprensa que se seguem aos trabalhos permite o acesso, em directo e em diferido, às sínteses dos debates e à interacção com os jornalistas.

É, assim, possível conhecer as intervenções feitas pelo Ministro Rui Pereira, em nome da Presidência rotativa do Conselho, e pelo Vice-Presidente Franco Frattini. jai1.jpg

Basta para tal aceder ao servidor de video do Conselho, no endereço correspondente ao Conselho JAI de dia 18. A opção tecnológica escolhida permite aos cidadãos europeus ver e escutar em várias línguas (na original ou em tradução) as declarações feitas e as perguntas de jornalistas.

Video thumbnail. Click to play
Ministro da Administração Interna

Video thumbnail. Click to play
Vice-Presidente Franco Frattini

Continua a impressionar-me muito o facto de nos media locais estes conteúdos em discurso directo serem absolutamente ignorados, substituídos por versões super-resumidas de algumas das ocorrências. Que tal fornecer, ao menos, aos leitores hiperligações que facilitem, a quem queira, o acesso a mais informação?

JM

how to transfer prescriptions