imagem de topo do blog A Nossa Opinião; MAI - Liberdade e Segurança; 'Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão'.(artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). [ imagem produzida pelos Gráficos à Lapa para este blog do MAI, A Nossa Opinião ]

Main menu:

Videovigilância em Leiria

26 July 2007

Fui à reunião  realizada pelo MAI em Leiria com os governadores civis para discussão de vários temas relativos à reestruturação das forças de segurança.

Quis, porém, o acaso (muito ajudado pela mente atenta  do Governador Civil nosso anfitrião) que me fosse proporcionado o ensejo de uma rápida visita ao centro de videovigilância instalado no posto da GNR local.O projecto era-me familiar e teve eco variado nos media.

 leiria-castelo.jpg

Foi assim que desci do alto do magnífico castelo onde à troca de impressões matinal se haviam seguido discussões menos formais, ajudadas pela esplêndida culinária e produtos das Terras de Sicó.

 Encontrei o que era expectável (um posto carecido de profundas benfeitorias) e uma equipa de militares entusiasmados com a ferramenta operacional que têm vindo a usar, em colaboração com o  INOV, parceiro do INESC-Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, dedicada à educação, incubação, investigação científica e consultoria tecnológica.Trata-se de um dos   sistemas de monitorização e detecção de incêndios florestais montados no quadro da mesma parceria, que em  Leiria (três câmaras) tem contado com a activa monitorização do governador civil, no quadro de um vasto conjunto de acções que usam várias tecnologias para melhorar o combate aos fogos.

É sempre gratificante verificar o que a inovação tecnológica pode trazer as instituições cujos membros captem depressa o que essas ferramentas podem ajudar a fazer melhor, suprimindo tarefas saturantes e ampliando o leque de meios de comando e controlo que permitem servir melhor. É bem o caso dos militares da GNR de Leiria.

how to transfer prescriptions